quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A dimensão crítico-social dos conteúdos

A dimensão crítico-social dos conteúdos
            Para Libâneo (1998), a dimensão crítico-social se manifesta, em primeiro lugar, no tratamento científico dos conteúdos. As matérias de estudo focam as leis objetivas dos fatos, fenômenos da natureza e da sociedade, investigando as suas relações internas e buscando a sua essência constitutiva por detrás das aparências. Para isso, empregam-se métodos didáticos e os métodos próprios da ciência: observação da realidade, identificação das propriedades e relações de objetos e fatos com os outros, comparação de diferentes situações. Pelo estudo ativo das matérias, portanto, os alunos vão formando estruturas mentais, métodos próprios de estudo e de pensamento para a compreensão crítica da realidade. O movimento que leva consciência crítica vai, pois, do conhecimento científico para a aplicação teórica e prática, mobilizando a formação de convicções para a participação na vida prática.
            Em segundo lugar os conteúdos, por possuírem um caráter histórico, têm uma ligação com o caráter científico isto é, nem sempre existiram conforme está registrado nos livros didáticos. Eles são sempre elaborados de acordo com cada época, ou seja, retratam o contexto social vigente.
            A dimensão crítico-social, por fim, implica vincular os conteúdos de ensino às exigências teóricas e práticas de formação dos alunos em função das atividades da vida prática. A assimilação ou apropriação de conhecimentos e habilidades adquire importância e sentido se proporciona o domínio ativo e prático de modos de atuação crítica e criativa na vida, na profissão, no exercício da cidadania. Por essa razão, somente se assimila criticamente os conteúdos quando se faz a ligação destes com as experiências reais e concretas vividas pelos alunos na sua prática social.
            Em síntese, a dimensão crítico-social dos conteúdos corresponde à forma como tais conteúdos são abordados pelo professor na sala de aula, isto é, à metodologia utilizada pelo professor ao trabalhar com fatos, conceitos, informações, fenômenos e idéias e o “como” eles são aprendidos pelos alunos e transportados para a realidade de cada um.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Atividades

O primeiro dia de aula é sempre uma expectativa tanto para o aluno quanto para o professor. É muito importante que o professor prepare para esse dia tão esperado atividades interessantes e dinâmicas para que os alunos comecem o ano com entusiasmo e alegria.
           
Diariamente estarei postanto sugestões de atividades;
Bom trabalho e boa sorte!
Direitos e deveres

Já nos primeiros dias, estabelecer os famosos combinados pode evitar problemas e garantir um bom relacionamento ao longo do ano. Comece discutindo com a garotada o que espera do ano que se inicia e qual a melhor maneira de trabalhar em grupo para alcançar esses objetivos.
Primeiro escreva junto com os alunos os combinados no quadro, depois peça a eles que copiem na folha do contrato.
Lembre-se de que a declaração de direitos e deveres deve ser inspirada nas normas gerais da escola – que os alunos precisam conhecer – e ser focada no que deve ser feito, e não no que é proibido. Ao terminar, peça a cada um que colem o contrato na primeira folha do caderno. Assim, o texto estará sempre à mão. Além disso, os estudantes podem produzir dois grandes cartazes em cartolina para pendurar na parede da classe.
Recomendado para: 1ª à 8ª séries


Contrato
Nome:________________________________________________________________________
Turma:_______________________________________________________________________
Data:                                                                   Professor (a):_______________________________
Temos direito a __________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________.
E somos todos responsáveis por_____________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________.





Brincadeira das bexigas

A brincadeira das bexigas pode ser usada no primeiro dia de aula para animar os alunos e também para transmitir a eles a importância do trabalho em grupo.

Leve um rádio ou qualquer outro aparelho no qual possa tocar música, escolha uma que eles gostem. Leve também um saco de bexigas de forma que possa entregar uma a cada aluno, e peça a eles que cada um encha a sua.

Quando todos já tiverem enchido explique que terão que ficar jogando as bexigas para cima como se fosse uma peteca (mas de forma suave) de forma a que não caiam no chão e que irá fazendo sinal aos alunos que deverão ir saindo da brincadeira. Os alunos que ficarem não podem deixar as bexigas caírem, os alunos vão saindo mas as bexigas que eles estavam jogando continuam no jogo.

No início será fácil mas à medida que você for acenando aos alunos para saírem os outros vão tendo cada vez mais trabalho para equilibrar as bexigas, cada vez em número maior que o de alunos. Termine a brincadeira quando tiver apenas um aluno sozinho tentando manter todas as bexigas no ar.

Pergunte a eles o que acharam da brincadeira, se foi fácil ou difícil. Eles certamente lhe dirão que no início foi fácil, mas à medida que os alunos foram saindo foi ficando cada vez mais difícil. É hora então de você conduzir para a idéia que você quer (se algum aluno já não tiver feito isso) de que o trabalho em grupo também é assim, quanto mais elementos do grupo ficarem de fora na hora da execução, mais trabalho e menos chance de sucesso terão os elementos que estiverem executando o mesmo.
Objetivos específicos:

* estimular a utilização do dicionário;
* valorizar a solidariedade e a cooperação;
* despertar a atenção dos alunos e o trabalho em conjunto;

PROCEDIMENTOS
1- Combinação da regras do jogo:


Regras:

       Se a pedra cair em uma risca, nenhuma letra será acrescida: deve-se atirar a pedra no outro diagrama, se cair fora, deve-se atirar a pedra novamente. Muitas vezes não será possivel formar palavras, mas isto não tem importância, pois o jogo combina conhecimento e sorte, além de forçar o "capitão" a pensar em suas jogadas. O tempo que cada grupo disporá deverá ser combinado com a turma.
2- Preparação dos grupos
      A competição se dará por fileiras. O professor ou a própria equipe deverá escolher um "capitão" para cada uma delas. Cada dupla ou trio deverá estar de posse de seus dicionários.

Como  jogar
      Jogará uma fileira de cada vez, o "capitão" da primeira vai até a frente e lança o dado ou retira um número do saquinho. este número significa quantas vezes ele poderá jogar a pedra nos diagramas " a" (vogais) e "b" ( consoantes). O " capitão" lançará a pedra o número de vezes sorteado e poderá escolher se iniciará pelo diagrama "a" ou "b". O professor colocará no quadro negro as letras sorteadas. Terminando o número de lançamentos, o restante da equipe deverá procurar no dicionário uma palavra formada pelas letras sorteadas, na ordem escrita no quadro-negro. quem acertar dará ponto a sua fileira, que procederá da mesma forma. vence a equipe que fizer cinco pontos ou quando o professor julgar que decaiu o interesse.

RECURSOS:
     Providenciar dicionários para duplas ou trios. providenciar um dado ou saquinho contendo papéis numerados de 1 a 6 ( para usar no sorteio como um dado). Riscar diagramas a e b. Ter uma pedra para jogar no diagrama " moda da amarelinha".

Duração:
     O jogo deve durar até todas as fileiras realizarem pelo menos 2 jogadas ou enquanto prevalecer o interesse.

Avaliação:
                   - Observação do envolvimento, cooperação e intereção entre os alunos.
                   - Realização de uma atividade individual de consulta ao dicionário para verificação da aprendizagem.