quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A dimensão crítico-social dos conteúdos

A dimensão crítico-social dos conteúdos
            Para Libâneo (1998), a dimensão crítico-social se manifesta, em primeiro lugar, no tratamento científico dos conteúdos. As matérias de estudo focam as leis objetivas dos fatos, fenômenos da natureza e da sociedade, investigando as suas relações internas e buscando a sua essência constitutiva por detrás das aparências. Para isso, empregam-se métodos didáticos e os métodos próprios da ciência: observação da realidade, identificação das propriedades e relações de objetos e fatos com os outros, comparação de diferentes situações. Pelo estudo ativo das matérias, portanto, os alunos vão formando estruturas mentais, métodos próprios de estudo e de pensamento para a compreensão crítica da realidade. O movimento que leva consciência crítica vai, pois, do conhecimento científico para a aplicação teórica e prática, mobilizando a formação de convicções para a participação na vida prática.
            Em segundo lugar os conteúdos, por possuírem um caráter histórico, têm uma ligação com o caráter científico isto é, nem sempre existiram conforme está registrado nos livros didáticos. Eles são sempre elaborados de acordo com cada época, ou seja, retratam o contexto social vigente.
            A dimensão crítico-social, por fim, implica vincular os conteúdos de ensino às exigências teóricas e práticas de formação dos alunos em função das atividades da vida prática. A assimilação ou apropriação de conhecimentos e habilidades adquire importância e sentido se proporciona o domínio ativo e prático de modos de atuação crítica e criativa na vida, na profissão, no exercício da cidadania. Por essa razão, somente se assimila criticamente os conteúdos quando se faz a ligação destes com as experiências reais e concretas vividas pelos alunos na sua prática social.
            Em síntese, a dimensão crítico-social dos conteúdos corresponde à forma como tais conteúdos são abordados pelo professor na sala de aula, isto é, à metodologia utilizada pelo professor ao trabalhar com fatos, conceitos, informações, fenômenos e idéias e o “como” eles são aprendidos pelos alunos e transportados para a realidade de cada um.

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